Uma comunidade esquecida pelo poder público muitas das vezes está fadada a gerar uma população analfabeta, miserável, com indivíduos à beira da marginalização e preocupado com isto que a Agência Liga promoveu o ‘I FESTIVAL GASTRONÔMICO CULTURAL DA SERRA DO CIPÓ’.
A Agência Liga buscou através de Projetos de Lei de Incentivo estaduais recursos para viabilizar o festival e inserir a comunidade do Mangabeiras no meio social, profissional e cultural do município de Santana do Riacho, onde a comunidade está situada, região conhecida também como Serra do Cipó, local de belas cachoeiras, paisagens ímpares e com forte potencial turístico.
Foi desenvolvido em conjunto com a ASBAM, a Associação do Bairro Mangabeiras diversas oficinas de capacitação, dança e gastronomia para a população do bairro Mangabeiras que, depois, puderam apresentar o resultado das oficinas no festival, com apresentações musicais, de dança e com a venda e exposição dos produtos, frutos das oficinas.
O projeto desenvolvido, coordenado e produzido pela Agência Liga contemplou também os moradores de outras comunidades do município de Santana do Riacho.
A Agência Liga deu sua fatia de contribuição para a população mineira, promovendo um evento de alta qualidade, de forma gratuita, com cunho beneficente e social.
As oficinas feitas nos dias que antecederam o festival ajudaram a comunidade a perceber a importância de fazer parte e estar inserida no contexto do município, buscando sempre sua participação e contribuição, o seu lugar de direito.
Como ápice, após os dias de oficina, se deu o festival, onde foram 2 dias de apresentações culturais locais e da região e mais de sete barracas gastronômicas que formaram a ‘vila da Serra’, como ficou conhecido o espaço nos dias do evento.
O festival revelou ainda chefs de cozinhas que estavam escondidos entre os moradores da região.
Os turistas que estavam na Serra e os moradores puderam participar gratuitamente do I Festival Gastronômico Cultural da Serra do Cipó.
A Agência Liga deu sua fatia de contribuição para a população mineira, promovendo um evento de alta qualidade, de forma gratuita, com cunho beneficente e social.